Poucos são os animais da natureza que dispõe de raciocínio simbólico o qual permite a união de elementos para criar outros que não existiam sem a ação desses. Em menor ou maior grau, muitos animais além do homo-sapiens são capazes de:
- criar e fazer o uso de ferramentas;
- transmitir conhecimento;
- evoluir na capacidade da transmissão dos itens acima.
Como animal mais capacitado e mais evoluído em termos de capacidade de raciocínio, o ser humano tem uma capacidade intrínseca muito grande de integrar sistemas, com constante evolução técnica e aprimoramento.
Nessa tarefa, utiliza-se de componentes "discretos" ou subsistemas, com características próprias sempre muito mais simples que o comportamento do "todo".
Para que essa integração possa ser feita e que se tenha um resultado valido para o fim proposto, varias características deverão ser clarificadas para que se chegue ao sistema final. Para integrar sistemas deve, portanto:
- Saber as características básicas do que se espera do sistema fim;
- Conhecer as características básicas e função de cada um dos componentes discretos ou subsistemas que serão parte do sistema fim.
- Conhecer as características ou definições das interfaces entre esses componentes ou subsistemas e suas interações;
- etc.
Como ferramenta de integração pode se utilizar o raciocínio simples, utilização de ferramentas matemáticas, desenhos, esquemas, croquis, recursos computacionais, sistemas especializados, equipes altamente especializados e qualificas utilizando de ferramentas, técnicas e processos especiais.
A necessidade de uso ou não de processos aprimorados de integração de sistemas, ou não, vai depender da complexidade do sistema a ser integrado e da quantidade e complexidade das interfaces e interações entre cada um dos componentes ou subsistemas que comporão o sistema.
Portanto, para a tarefa da integração de sistemas é mister um estudo prévio antes do inicio das atividades de modo a permitir uma execução planejada. Quanto mais alta a complexidade, tanto mais imprescindível o estudo e o planejamento prévio.
Características finais esperadas para o sIstema |
---|
⇓ |
Estudo das características finais, componentes, subsistemas e suas interfaces |
⇓ |
Planejamento da integração |