A medição da relação de tensão de onda estacionária (ROE ou VSWR - Voltage Standing Wave Ratio) tem sido desde há muito considerada como o indicador mais universal da saúde dos sistemas de transmissão.
Consultoria e Treinamentos
Nos artigos anteriores deduzimos as expressões da impedância localizada de uma LT sem perdas com reflexões terminadas por um curto circuito (impedância de carga nula) e por um circuito aberto (impedância de carga infinita) em função da impedância característica (Z0) e da constante de propagação (Γ). No último artigo dessa série vamos analisar essa expressão para o caso especial da LT terminada por uma impedância igual à impedância característica da LT (carga casada).
No artigo anterior deduzimos a expressão da impedância localizada de uma LT sem perdas com reflexões em função da impedância da carga (ZL), da impedância característica (Z0) e da constante de propagação (γ). Nesse artigo vamos analisar essa expressão para o caso especial da LT terminada em curto (ZL=0 Ohm).
No artigo anterior deduzimos a expressão da impedância localizada de uma LT sem perdas com reflexões terminada por um curto circuito (impedância de carga nula) em função da impedância característica (Z0) e da constante de propagação (β). Nesse artigo vamos analisar essa expressão para o caso especial da LT terminada em aberto (ZL infinito).